11 março, 2012

Join the revolution


Aviso: se você não se importa com o rumo que a humanidade está prestes a tomar, não leia este post. 
Se você não se importa com o seu futuro, não leia esse post. 
Se você acha que não tem voz alguma e que não pode ajudar absolutamente ninguém com sua existência, saia desse blog agora mesmo. 
Porém, se você ainda possui um pingo de humanidade e compaixão, leia tudo. Com calma.

Há mais ou menos uma semana atrás, o nome 'Joseph Kony' era trending topic numa das maiores redes sociais do mundo - o twitter. Várias pessoas falavam sobre um tal movimento que estava ganhando certa adesão no mundo inteiro, e compartilhavam um vídeo. Como boa curiosa (mal de blogueira), cliquei para saber do que se tratava e me deparei com um vídeo de meia hora. Por conta da duração, pensei ser algo muito importante, e então apertei play. Assisti um minuto do vídeo e tive que desligar o computador por conta da minha aula que começava em 20 minutos; prometi que quando chegasse em casa eu iria continuar, mas me esqueci - ploft.

Hoje, meu namorado compartilhou o vídeo no facebook e eu lembrei daquilo que devia ter feito há uma semana - assistido, compartilhado e levantado a voz. 
*Pausa: se você está lendo isso aqui e considerando tudo uma grande bobagem, feche a janela e continue compartilhando suas tirinhas no Facebook, porque a coisa vai piorar.*

O vídeo se trata de um homem cujo nome é Joseph Kony, o chefe de uma guerrilha que "luta" pra estabelecer seu poder na Uganda. Versão do Wikipedia:
"Joseph Kony (1961) é o atual chefe da Lord's Resistance Army (LRA), uma guerrilha que tenta estabelecer um governo teocrático em Uganda e o criminoso em primeiro lugar dos 10 mais procurados no mundo pela Corte Penal Internacional. O LRA afirma que espíritos foram enviados para comunicar esta missão diretamente a Kony."

Resumindo: ele é considerado o criminoso mais perigoso do mundo inteiro, que agia "silenciosamente" desde 1986 até agora, quando ganhou atenção da mídia por conta do produtor do vídeo, Jason Russell. O cara captura as crianças em suas próprias casas, transforma os meninos em soldados e as meninas em escravas sexuais. C-r-i-a-n-ç-a-s. Imagine sua irmãzinha tendo que satisfazer sexualmente homens ao invés de brincar com suas bonecas; ou seu irmãozinho segurando uma arma e sendo forçado a matar outras pessoas - inclusive seus próprios pais. Crianças são tiradas de seus lares e privadas de coisas fundamentais como escola, amor, sonhos. Crianças deixam de ser crianças pra se tornarem mais um número no exército de Kony, que já raptou cerca de 70.000 delas. Isso mesmo: eu tô falando de 70mil rostinhos inocentes que acabam vivendo em condições pútridas, com sua dignidade completamente tomada de suas mãos. 

Pra entender melhor a situação, peço encarecidamente que você assista o vídeo. São 29 minutos de sua vida que serão retribuídos, acredite. Se você é uma daquelas pessoas que acha que não pode mudar nada ao seu redor pelo fato de não ser "famoso", use os recursos que você tem. Compartilhe o vídeo no seu Facebook, poste o link no seu twitter, curta a página da comunidade, poste sobre isso em seu blog e conte sobre o vídeo para os seus amigos - já é o suficiente.

Àqueles que chegaram até o fim do post e acha que estamos fazendo tempestade em copo d'água e que nos "apegamos" à causa somente porque chegou até nós por meio da mídia, um singelo recado: estamos fazendo alguma coisa pelo mundo e, como já disse em um post anterior, o mundo ficaria menos colorido sem seu lápis, o oceano seria menor sem sua gota e o céu não seria tão brilhante sem a sua estrela. Todos nós sabemos que os Estados Unidos não estão fazendo isso somente porque são boas almas - estamos falando de política, sempre haverá um interesse por trás da coisa toda. Entretanto, deixe de se preocupar com o fato de eles sempre saírem como os bonzinhos, e pense somente nas vidas que estão em jogo e que serão salvas. Isso é um apelo. Assista aqui:


    

These are hard times for dreamers, mas a gente pode mudar isso.



0 comentários: