22 março, 2012

Adota-se

   Tumblr_lxle84dm4e1qzwhyzo1_400_large 

De vez em quando escuto um sonoro "Finalmente vou comprar um cachorro!" e fico intrigada com o emprego do verbo comprar. É que eu conheço a realidade de muitos cães e gatos abandonados nas ruas e acho injustiça alguém pagar por um animal, sendo que existem tantos outros precisando de amor e carinho ali, num centro de adoção perto da sua casa. Cachorros e gatos de todas as raças, tamanhos e temperamentos possíveis vagam pelas ruas sentindo fome, frio e sendo muitas vezes mal tratados - você já se deparou com a cena de algum arruaceiro apedrejando um cachorrinho de rua? Eu já. E resolvi tratar dessa injustiça aqui no blog porque venho reparando o quanto ficou difícil as pessoas criarem consciência de que, sim, podemos ajudar. Manteiga derretida que sou, gostaria de sair por aí e trazer um por um desses animaizinhos que sofrem pelas ruas pra minha casa. Enquanto você está aí sentado em seu sofá querendo ter um cachorrinho, existem milhares deles que desejam não estar passando frio em qualquer avenida. Sei que muitos, ao ler isso, irão pensar que comparado à outros assuntos de tão maior importância no mundo a serem discutidos o post é de extrema futilidade - mas peço que coloquem seus corações no microondas por apenas dez segundinhos. 

Se você sonha com uma lambida no pé a cada vez que chegar da escola e o barulho das patinhas atravessando a sua casa, pense bem. Existem, sim, muitos animais espalhados pelas ruas e por centros de adoção precisando de um lar, mas certifique-se de escolher um tipo de cachorrinho/gatinho que se adapte bem ao seu. Se você é como eu e acha que pode acolher todo mundo porque sua casa é do tamanho do seu coração, pise fundo no freio na hora da visita: com tantos olhinhos brilhando, focinhos gelados e orelhinhas à sua volta, talvez você se confunda e perca o foco. Se você mora em um apartamento, procure um cãozinho de porte pequeno. Já se você tem um pátio a seu dispor e não se importa de comprar alguns quilos a mais de ração e se molhar todo na hora de dar banho, não hesite e adote um cachorro maior. Falando em raças, sou completamente a favor dos vira-latas. Eles são os cachorros mais dóceis e apegados ao seu dono que existem na face da Terra. Porém, se prefere uma raça específica, não pense que não irá encontrar seu futuro companheiro em um centro de adoção - eles estão lá em peso. 

Escolhido seu novo amigo, preenchido os formulários e com o animalzinho em casa, falemos dos cuidados com seu novo bichinho. Lembre-se de que ele estará pisando em território desconhecido, logo, poderá ficar meio tímido no começo. Faça-o se sentir confortável, brinque, mostre a casa à ele. Como sei que meus leitores são responsáveis (cof cof) e pensaram muito bem se teriam condições de cuidar de seu bichinho antes, não me preocupei em descrever essa parte ali em cima. Mas é muito importante que você tenha consciência de que agora é responsável por uma vida: terá que brincar, dar amor, deixar os pratinhos de comida e água sempre limpos e cheios, passear com ele e dar banho. Muitos animaizinhos que você vê na rua foram abandonados porque seus donos não deram conta dos cuidados. Bichinho de estimação não é monstro de sete cabeças, mas é digno de ganhar pelo menos um carinho na cabeça quando você chega em casa. Esqueça o dinheiro na hora de escolher seu bichinho e exerça a compaixão: adotar é dividir uma fatiazinha do coração com seu animalzinho. 



0 comentários: