19 janeiro, 2012

Planejando sua viagem!

Tumblr_lxxzipwwcw1qgpxh2o1_500_large
Planejar uma viagem não é uma tarefa muito fácil: é preciso paciência, dedicação e foco, afinal, é algo sério. Todo cuidado é pouco e pode fazer a diferença no seu conforto e em seu bolso. Se está planejando sair do país por um tempinho, fique atento:

Cuidado ao escolher o destino
É importante que você tenha total convicção do chão em que você pisará ao descer do avião. Pesquise sobre costumes, cultura, tendências, línguas faladas e culinária típica do país em questão. Não dá pra arriscar uma viagem de tal proporção sem ao menos saber pra onde está indo, né? Tenha em mente qual o objetivo - além de conhecer outro pedacinho do mundo - que você está buscando: se especializar em algo - como um curso de idioma, por exemplo, comprar mercadorias...Você vai precisar de antecedência para resolver tais questões, por isso, o ideal é que, se já tem a grana levantada, você acerte o destino e a duração de sua viagem uns 6 meses antes da data escolhida para o embarque. A duração vai ser resultado de sua capacidade de ficar longe de tudo/dinheiro/compromissos na terra natal - fique atento: se for do tipo que tem muita saudade de casa e não sabe muito bem se virar sozinho, escolha no máximo 10 dias.

Agência, passaporte/visto
Essas palavrinhas te darão uma dor de cabeça se você não é dos mais pacientes. A agência tem que ser escolhida minuciosamente e o ideal é que você conheça alguns guias e destrinche o pacote que você escolheu. Faça perguntas e não esqueça do básico, como se a agência oferece assistência médica enquanto você estiver fora, seguro de vida etc. O passaporte é outra coisa que tem ser resolvida com antecedência: pesquise sobre o seu destino, se para entrar no país for necessário visto, corra à um consulado e resolva o probleminha. 

Hora de quebrar o porquinho
Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado - o ideal é que, alguns meses antes da viagem, você economize um pouquinho para imprevistos. A alimentação é um fator que pode te deixar na mão: procure escolher um pacote com alimentação incluída - dependendo de seu destino, comer fora poderá sair bem caro. Óbvio que você vai sair e tal, mas a alimentação incluída é uma garantia e uma parcela a menos para ser tirada de seu dinheiro. Saber a moeda usada no país e locais de câmbio é obrigatório. Minha dica é: use um cartão de crédito internacional. Quando viajei, utilizei o Visa Travel Money, que funciona assim: você deposita o dinheiro em reais na sua conta e, dependendo de onde você for sacar, a máquina converte para a moeda local automaticamente. Fique esperto pois uma taxa é cobrada a cada vez que você saca - procure sacar em quantidades um pouco maiores se não quiser se espantar ao ver o extrato. Além do cartão, sempre leve dinheiro em espécie na carteira - nem todo barzinho tem máquina de cartão de crédito, né?

Idioma
O ideal é que você saiba falar inglês e pelo menos desenrole um pouco do idioma local - nem todos os estabelecimentos são apropriados para receber turistas e tem funcionários que falem inglês. Não é "mico" andar por aí com um dicionário, não - você não vai querer deixar que uma palavrinha estrague seu passeio.

Estação x Bagagem
Leve o necessário. Provavelmente você vai com avião, então existe um limite de peso - passando disso, uma taxinha é cobrada. Nada de mais, mas não é legal passar trabalho tendo que carregar uma mala com 300kg né? Destinos com temperaturas mais baixas são um pesadelo pros inseguros que adoram colocar o guarda-roupa inteiro dentro da mala. Dica pra eles: alugue roupas ao chegar no local. Não é muito caro e vai poupar muito espaço e estresse da sua parte.

Locomoção
Se você tem entre 15 e 18 anos, provavelmente vai com pacotes especializados em viagens jovens, o que significa que você terá um ônibus para te levar nos passeios em grupo. Quando você sair "por fora" da programação - jantar em um restaurante, fazer compras fora de horário - e se a cidade for muito grande e não conhecer muito, precisará desembolsar uma grana pro táxi e desenrolar a língua local pra pedir informações. 

Contato 
Celular no exterior = caríssimo. A melhor opção é apostar nas cabines telefônicas, que cobram pouquinho e oferecem serviço de qualidade - o telefone fixo não vai ficar sem sinal, né? Internet wireless é algo obrigatório hoje em dia nos hotéis - se estiver com notebook, celular ou tablet, pegue a senha do seu andar e use MSN, Skype, etc. Combine um horário com sua família, por exemplo, e conte pra eles como está sendo.

Plus: não esqueça de tirar >muitas< fotos e se divertir, que é o mais importante!




0 comentários: