06 outubro, 2010

Você sabe qual é sua vocação?

Por: Rhaíssa Porto / Comportamento, Trends, Sem Categoria



Com tantas profissões disponíveis, acabamos ficando confusos ao optar por somente uma – afinal, é aquilo que faremos ‘pro resto da vida’. Se ‘tentar escolher a blusa que vou usar já é difícil, imagine só quando for preciso escolher a faculdade que vou cursar!’ é a frase que mais se repete no seu subconsciente, posso diagnosticar que você sofre de um mal mais comum que parece: indecisão. Pensando nisso, decidi fazer um post dedicado à somente uma coisa: te ajudar a descobrir sua vocação – se é que isso é possível.

Se você vai comer um elefante, comece pela cauda. Isso mesmo: se concentre em fazer bem aquilo que está planejado para HOJE. Tá, mas o que isso tem a ver com você? Simples: por enquanto, a única real obrigação que você tem, é a obrigação com os livros e cadernos, certo? Então dê o seu melhor e estude muito, afinal, o conhecimento vai ser a principal diferenciação entre o seu e os demais currículos, no futuro.

Descubra algo em que você é muito bom. Pode ser desde resolver cálculos matemáticos, pintar quadros, tocar algum instrumento, até jogar videogame: deve ter alguma coisa que você faça bem – ou pelo menos tenha facilidade. Se não achar nada em que você seja bom, não desanime: a prática leva a perfeição. Ou seja: escolha algo que você goste de fazer, pratique, e vai se dar bem.

Desistir não é o fim. Você pode tentar alguma coisa, desistir, começar de novo, desistir outra vez... Afinal, só experimentando vários sabores, decidimos qual é o nosso favorito!

Informe-se. Depois de achar alguma coisa na qual você é bom – e gosta de fazer, pesquise profissões as quais envolvam algum tipo de atividade como essa, e então vá aprendendo sobre a rotina de trabalho, os requisitos para alguém que quer seguir essa carreira, as horas de trabalho, a remuneração... Tudo é importante.

Faça um teste vocacional. Os resultados não são científicos e nem totalmente certos, mas podem ajudar – e muito! – a decidir o que vai ser do seu futuro. Além do fato de que fazendo um teste você responde à questões que, muitas vezes, nunca se perguntou, e acaba descobrindo muito mais sobre você, o resultado pode te ajudar a eliminar de vez certas profissões que não tem absolutamente nada a ver com você da sua listinha. Existem testes vocacionais totalmente gratuitos e online, como esse e esse aqui.

Não tenha medo. Só porque você escolheu uma carreira difícil, ou que possua um mercado de trabalho muito concorrido, não é motivo para ter medo e desistir. Aí, foco, autoconfiança e ter em mente que nem tudo são flores são requisitos primordiais. Por exemplo: você quer muito ser músico, porém, sabe que o mercado de trabalho é altamente disputado. Qual a solução? Se esforce! Dê o seu melhor, aprenda sempre coisas novas, e verá os resultados. Quem se dedica automaticamente se destaca no meio da massa, e ganha prestígio facilmente.

Espero ter ajudado, xx.

2 comentários:

Raquel Sanmartin disse...

Parabéns pra Rhaissa, muito criativa :D

nãoerasocanal disse...

nhac, obrigada!