18 agosto, 2010

Se orgulhe pela coisa certa.

 Por: Rhaíssa Porto / Comportamento

Enquanto a Ana Cecília e a Gabriela não tomam vergonha na cara, eu vou assumir saporra isso aqui. E vai ser do meu jeito, uhum honey b. Eu devia estar estudando agora, mas é bem quando eu preciso fazer outra coisa mil vezes mais importante, que aparece alguma inspiração pra mim postar aqui. 
Enfim, hoje minha professora tocou num assunto bem polêmico pra juventude de hoje em dia: o patriotismo. Agora você se pergunta ‘wtf?’, mas eu sento pacientemente na mesinha e te explico o que é. Patriotismo é o sentimento de orgulho que nós deveríamos sentir por ser dessa terra aqui, por pertencer ao nosso país. Vai dizer que você nunca se pegou pensando que ‘o inglês é mais legal, bem que ele podia ser nossa língua oficial’, ou falando que as músicas internacionais são bem melhores que as produzidas aqui, no Brasil? Pois é. Eu, você, todo mundo já fez isso algum dia, e isso é péssimo. Essa história de só ver os pontos fracos da nossa sociedade, e ressaltá-los a ponto de colocar os “vexames” nos TTs pro mundo inteiro ver, de fato, não é a atitude que um norte-americano tomaria. Nós temos um bloqueio, que não nos permite ver as coisas boas que são feitas aqui, a riqueza do nosso país e a diversidade cultural impressa nele. Analise comigo: você quer que as pessoas simplesmente enxerguem o Brasil como um país onde só acontecem falcatruas políticas, onde a música de baixíssimo nível reina entre os iPods, e como um país que vive à base de crimes hediondos? Acorda, amigo. Não é isso que eu quero. Não estou dizendo que o Brasil é uma maravilha, porque sejamos sinceros: não é. Tem muita coisa pra ser resolvida, muita gente pra educar e administrar, e muita cultura pra colocar na cabecinha desse povo. Porém, isso tudo fica mais fácil quando nós nos conscientizamos de que vivemos em um pedaço de terra maravilhoso, onde até a nossa localização geográfica é perfeita: nós não sofremos com terremotos, temos a floresta amazônica a nossa disposição e todos os tipos de climas e vegetações no nosso chãozinho. Só precisamos ter mais postura diante dos outros, ter orgulho de ser verde e amarelo e ter coragem pra mudar e falar quando alguma coisa não estiver te agradando. Porque né, a culpa pelo declínio da sociedade não pode ser colocada toda em cima de nós, mas tem bastante coisa que a gente pode fazer pra melhorar. Os famosos estrangeiros só chegam onde chegam porque nós apoiamos eles. Nós, os fãs fervorosos que espalhamos a bandeira do país de origem do cantor que fica no clipe da nossa música favorita por onde passamos. Em todos os filmes, seriados, clipes e afins vindos de outros países,nem que seja por um segundo, os personagens mencionam a sua pátria. E é sempre assim. Nunca viu o clipe de ‘Party in the USA’? A Miley dança o tempo todo na frente da bandeira vermelha, azul e branca, bem grande e majestosa estendida atrás dela. Se você aí está pensando algo do tipo ‘como eu vou amar meu país se só existem coisas ridículas do tipo coloridos, colírios, Fiuk, Luan Santana nele?’, só pare um minutinho: essas são as coisas que a mídia te oferece. Se você acha que só existe esse tipo de cultura no Brasil, é porque não sabe procurar ou está sendo vítima da televisão. E nós não precisamos de mais vítimas, precisamos de alguém que tenha realmente vontade pra gritar alguma coisa, nem que seja fazendo um vlog. 

Era isso. Um beijo pra quem amou o texto (ninguém k) <3

0 comentários: